Tese de Cássia Daiane Macedo da Silveira recebe menção honrosa no concurso Coleção ANPUH-RS

Criado em: 25/11/2015 - 15:31

A tese “Tudo é novo sob o sol: modernidade e trocas literárias entre o Rio de Janeiro e Porto Alegre nas primeiras décadas da República”, de autoria de Cássia Daiane Macedo da Silveira, recebeu a menção honrosa no concurso Coleção ANPUH-RS Edital 2014-2016.
Defendida no PPGH/UNICAMP, sob orientação do Dr. Sidney Chalhoub, com apoio da CAPES, a pesquisa trata de um grupo de escritores nascidos no Rio Grande do Sul no final do século XIX, cujas carreiras foram majoritariamente construídas na cidade do Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX, denominado grupo da Praça da Misericórdia devido à sua formação na praça com este nome em Porto Alegre. Procurou-se compreender como o grupo constituiu uma estética própria nas relações estabelecidas com outros escritores, seus contemporâneos ou seus predecessores: a noção de geração, nesse sentido, ganhou importância explicativa na análise.
O objetivo fundamental foi explicar a organização de grupos de escritores, por meio do caso deste grupo em especial, apontando para as variadas razões que levam indivíduos ligados à produção literária a escolherem seus vínculos, mas também explicar a complexa relação entre gerações literárias distintas.