Atividades

1. Contatos com clubes negros do interior do estado de São Paulo
Iniciado em agosto de 2017, o projeto entrou em contato com os seguintes clubes negros do interior do estado de São Paulo: Sociedade Beneficente Clube 28 de Setembro de Jundiaí (fundada em 1897), Sociedade Beneficente Treze de Maio de Piracicaba (iniciada em 1901), Grêmio Recreativo Familiar Flor de Maio de São Carlos (criado em 1928). Sociedade Beneficente 28 de Setembro de Sorocaba (iniciada em 1945). As associações que concordaram em integrar o projeto assinaram um Termo de Empréstimo Temporário de seu acervo, para que seus documentos pudessem ser transferidos para o Arquivo Edgard Leuenroth. 

Por meio de Lúcia Helena Oliveira Silva (do departamento de História da UNESP/Assis) e da senhora Fátima Evangelista, recebemos ainda parte do acervo reunido pelo senhor Benedito Evangelista (1902-2000), um dos membros fundadores da Federação Paulista dos Homens de Cor, criada em Campinas em 1903. Mais recentemente, houve contato com a Corporação Musical Campineira dos Homens de Cor (criada em Campinas, em 1933)

2. Tratamento dos acervos recebidos
Os conjuntos documentais recebidos são geralmente compostos por atas de reuniões, livros de registro de sócios, fotos de eventos diversos, recortes de jornais. Os documentos foram higienizados, restaurados, identificados, digitalizados e embalados para serem, então, devolvidos às respectivas instituições. 

 

 

 

 

 

Até agora as atividades desenvolvidas foram as seguintes:

 

a) Sociedade Beneficente 13 de Maio (Piracicaba)
Toda a documentação já foi restaurada, catalogada e digitalizada. Os documentos foram acondicionados e devolvidos para a entidade em outubro de 2019. O inventário deste acervo está em fase final de preparação. 

 

 

b) Grêmio Recreativo e Familiar Flor de Maio (São Carlos)
Toda a documentação já foi restaurada e catalogada e a digitalização está em fase final. O inventário do acervo também está sendo concluído. 

 

 

 

c) Sociedade Beneficente 28 de Setembro (Sorocaba) 
Todos os documentos foram higienizados e restaurados. A identificação das peças está em andamento, para que se possa realizar, em seguida, a estruturação do quadro de arranjo do acervo e dar início à digitalização.

 

 

d) Sociedade Recreativa Beneficente Princesa Isabel (Batatais)
O acervo foi recolhido recentemente e os trabalhos estão em fase inicial. 

 

 

3. Exposição virtual

Para apresentar os primeiros resultados do projeto foi elaborada uma exposição virtual intitulada "Sociedade Beneficente 13 de Maio: um clube negro do interior de São Paulo". Veja a exposição clicando aqui.