Seminário internacional reúne especialistas em história do trabalho

Criado em: 04/08/2017 - 14:14 | Alterado em: 14/08/2017 - 17:24

Nos dias 16 e 17 de agosto, será realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, o seminário História do Trabalho Brasil-Estados Unidos (veja programaçao abaixo). O evento, que reúne especialistas dos dois países, tem o objetivo de fazer uma aproximação entre as produções acadêmicas brasileira e estadounidense, tendo em vista que a história do trabalho dos Estados Unidos permanece pouco conhecida no Brasil.

“Com exceção de alguns temas e períodos muito específicos, não são muitas as pesquisas estadunidenses que estabelecem um diálogo com a historiografia brasileira", analisa Fernando Teixeira da Silva, coordenador do seminário e professor do Departamento de História da Unicamp. "Em contrapartida, por algum motivo, a literatura europeia exerceu grande influência no campo da história social do trabalho no Brasil”.

Evidência disso, complementa o historiador, são os raros estudos traduzidos para o português. "É nesse sentido que estamos propondo um seminário em que as histórias do trabalho dos Estados Unidos e do Brasil possam dialogar de um modo mais sistemático e fértil”.

Durante o encontro, serão debatidos diversos temas - escravidão e trabalho livre, movimento operário, sistemas de relações de trabalho, legislação e direitos do trabalho, gênero e história das mulheres, etnicidade e raça, trabalho e relações internacionais – em diversas formas e abordagens (história comparada, utilização de fontes produzidas em ambos os países, estudos de caso e conexões Brasil-Estados Unidos).

Após o encerramento das atividades, no dia 17, haverá o lançamento do livro Disseram que voltei americanizado - Relações sindicais Brasil-Estados Unidos na ditatura militar, de Larissa Rosa Corrêa, publicado pela Editora da Unicamp.

Saiba mais sobre o lançamento do livro de Larissa Corrêa.

PROGRAMAÇÃO

O evento é aberto ao público.