Notícias

Exibindo 1 a 10 de 583
Rastilhos da mina: conspirações escravas, o Rio da Prata e a abolição do tráfico de africanos no Brasil

Acaba de ser publicado o livro Rastilhos da mina: conspirações escravas, o Rio da Prata e a abolição do tráfico de africanos no Brasil, de Thiago Leitão de Araujo. O título faz parte da coleção "Várias Histórias" do CECULT, publicada pela Editora da UNICAMP.

Rastilhos da mina põe em cena o papel exercido pela resistência dos escravizados na aprovação da lei de abolição do tráfico transatlântico de africanos, aprovada pelo Parlamento brasileiro em 1850. O livro, baseado em densa documentação, demonstra que a lei estava inserida em uma conjuntura na qual o Estado imperial passou a temer seriamente ao menos uma guerra estrangeira (com a Inglaterra ou com a Argentina, ou com ambas, simultaneamente), juntamente com uma guerra interna dos escravizados (ou várias). O...

Lançamento: Os lugares da marinhagem: racialização e associativismo em Manaus, 1853-1919

Lançamento do livro Os lugares da marinhagem: racialização e associativismo em Manaus, 1853-1919, de Caio Giulliano Paião.

Dia 1.º de outubro, quarta-feira, às 14h

Sala de Projeção - IFCH / Unicamp

Debate com a participação do autor (on-line), apresentação de Fernando Teixeira da Silva e comentários de David P. Lacerda (on-line).

Serviço:
Título: Os lugares da marinhagem: racialização e associativismo em Manaus, 1853-1919
Autor: Caio Giulliano Paião
Editora da Unicamp
Ano: 2024
Páginas: 440
ISBN: 9788526816404
Preço de capa: R$ 154,00 / e-book: R$ 77,00

Novas descobertas sobre a infância de Luiz Gama

 

As historiadoras Lisa Earl Castilho e Wlamyra Albuquerque assinam em conjunto um artigo que será publicado em breve na revista Afro-Ásia, com resultados de pesquisas recentes sobre a infância de Luiz Gama.  

Leia aqui a notícia que saiu na Folha de São Paulo de 3 de agosto de 2025, com um resumo dos principais achados documentais e uma avaliação de sua importância para a história de um dos grandes líderes abolicionistas do Brasil. 

capa - operários sem patrões Operários sem Patrões. Os trabalhadores da cidade de Santos no entreguerras

Mais um título da coleção "Sebo Eletrônico" acaba de ser publicado: "Operários sem Patrões. Os trabalhadores da cidade de Santos no entreguerras", de Fernando Teixeira da Silva.

Publicado em 2003, o livro focaliza as lutas dos trabalhadores na cidade e no porto de Santos no período entre as duas Guerras Mundiais. A análise dos dois elementos centrais da interpretação - a noção de “operários sem patrões” e o complexo de práticas e valores englobados no conceito de valentia - permite uma nova compreensão das bases sociais das diversas estratégias sindicais encontradas em Santos e das suas mudanças no decorrer do período.

O acesso ao livro é gratuito e pode ser feito pelos sites do ...

capa - milícia dos homens de cor As milícias de homens de cor do Atlântico Sul, séculos XVV a XIX

Organizada por Hendrik Kraay, Adriana Barreto de Souza e Crislayne Alfagali, a coletânea “As milícias de homens de cor do Atlântico Sul (séculos XVII a XIX)” resulta de um seminário realizado nos dias 24 e 25 de outubro de 2023 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Os papers então apresentados foram discutidos e revisados, compondo um volume com 14 artigos sobre milicianos de cor em diversas regiões da América portuguesa, em Angola e no Rio da Prata. A Introdução, escrita pelos organizadores, realiza um balanço da historiografia atual sobre as milícias de homens de cor no Atlântico Sul, e apresenta a legislação básica que governou a milícia na América portuguesa na segunda metade do Setecentos e no início do Oitocentos.

Veja ...

Consu aprova concessão de título de Professor Emérito a Robert Slenes
capa - que tenhas teu corpo “Que tenhas teu corpo”. Uma história social da prostituição no Rio de Janeiro das primeiras décadas republicanas

Publicado em 2006, “Que tenhas teu corpo”. Uma história social da prostituição no Rio de Janeiro das primeiras décadas republicanas, de Cristiana Schettini, examina as mudanças ocorridas com a prostituição durante as primeiras décadas do regime republicano no Rio de Janeiro. Em especial, analisa as relações entre as prostitutas e as autoridades policiais, os usos no Brasil das narrativas sobre o tráfico internacional de mulheres e os conflitos sociais registrados nos processos criminais de lenocínio. Os debates sobre a garantia de certos direitos para as prostitutas e sobre as formas e os sentidos de sua presença em uma cidade em rápida transformação...

capa Meninas perdidas. Os populares e o cotidiano no amor no Rio de Janeiro da Belle Époque

Publicado em 1989, o livro Meninas Perdidas. Os populares e o cotidiano no amor no Rio de Janeiro da Belle Époque, de Martha Abreu, traz histórias de jovens mulheres dos setores populares da cidade do Rio de Janeiro, negras em sua maioria, entre 1904 e 1911, um período chamado de Belle Époque. Essas histórias têm sempre o início marcado por uma ida à delegacia para o registro da queixa de defloramento. Com base nas alegações dessas jovens, nos depoimentos de seus familiares, testemunhas e acusados, bem como nos exames de corpo delito e nos processos criminais que foram instaurados, a autora analisa o cotidiano do amor dos setores populares, seus valores, costumes, sentimentos e comportamentos sexuais....

tatu Cecult 30 anos: História Social Hoje

Em 2025, o CECULT completa 30 anos de existência!

Durante este tempo, coordenamos 15 projetos coletivos, orientamos mais de 300 teses, dissertações e monografias, e publicamos quase 70 livros em coleções diretamente coordenadas por nós – sem contar outros tantos projetos individuais, livros, coletâneas, capítulos e artigos autorais, além de cursos, seminários e congressos.

Trabalhamos muito e nos divertimos também.

Mais que celebrar o que fizemos, queremos pensar o presente e o futuro. Para isso, organizamos um seminário com pesquisadores formados pelo CECULT, sobre os caminhos da História Social. Será nos dias 13 e 14 de novembro, aqui no IFCH. Veja ...

Lançamento do livro: Rastilhos da Mina. Conspirações escravas, o Rio da Prata e a abolição do tráfico de africanos no Brasil

O Cecult e a Editora da Unicamp convidam para o lançamento do livro da coleção Várias Histórias:

Rastilhos da Mina. Conspirações escravas, o Rio da Prata e a abolição do tráfico de africanos no Brasil, de autoria de Thiago Leitão de Araujo.

Participação do autor com apresentação de Lucilene Reginaldo e comentários de Robert W. Slenes e Ricardo Figueiredo Pirola.

Dia 21 de agosto, às 15h
Livraria da Editora da Unicamp - Saguão da Biblioteca Central

Organização: Cecult e Editora da Unicamp
Apoio: Programa de Pós-Graduação em História/IFCH

Serviço:

Título: Rastilhos da Mina. Conspirações escravas, o Rio da Prata e a abolição do tráfico de africanos no Brasil...

Páginas