Vídeos

A Biblioteca do Ministério Público do Trabalho 15ª região – Campinas guarda diversos vídeos produzidos pela instituição ou por outras entidades, que dizem respeito ao órgão, seus funcionários ou atividades. Desse conjunto foram selecionados 157 fitas VHS que documentam ações relacionadas a procedimentos investigatórios  e diligências ou documentários diversos que abarcam temas como: trabalho infantil e do adolescente, trabalho escravo contemporâneo, formas de discriminação no trabalho, saúde e segurança do trabalhador e meio ambiente do trabalho. Essas fitas foram digitalizadas e as cópias também estão depositadas no Arquivo Edgard Leuenroth (AEL). Como no caso dos procedimentos, esse acervo só pode ser consultado presencialmente no Arquivo Edgard Leuenroth, mediante preenchimento de cadastro e assinatura de termo de responsabilidade.

Para facilitar e agilizar a pesquisa, foram produzidos dois instrumentos de pesquisa: 

a) um Catálogo dos 157 vídeos digitalizados, que pode ser acessado, no formato de uma planilha, aqui.

b) um Banco de Dados, que organiza as informações básicas sobre esses vídeos, permitindo buscas e cruzamentos. Acesse o Banco de Dados aqui.

(Para abrir o Catálogo é necessário ter instalado em seu computador um programa leitor de planilhas, como o Microsoft Excel. Para abrir o Banco de Dados, é necessário ter instalado o Microsoft Access.)

Para cada vídeo há uma ficha, com diversos campos:

  • Código: número de identificação da fita VHS na Bilbioteca do MPT-15
  • Título: título atribuído pela Biblioteca do MPT-15 ou pelo produtor do vídeo
  • Local de gravação: município(s) onde ocorreu(eram) o(s) evento(s) gravado(s) ou foi feita a investigação
  • Local de produção: município onde a fita VHS foi editada e finalizada
  • Entidade produtora: órgão, empresa ou instituição responsável pela produção do vídeo
  • Descrição: breve descrição do conteúdo das imagens
  • Data da gravação: data em que foram produzidas as imagens
  • Ano de produção: ano em que o vídeo foi produzido
  • Duração: tempo de duração do vídeo, regitrado da seguinte forma: hora(s):minuto(s): segundo(s)
  • Temas: assuntos e temas abordados pela gravação, seguindo uma lista padronizada que pode ser consultada aqui
  • Qualidade da imagem: informação padronizada sobre a qualidade da imagem (se boa, regular, ruim, ilegível ou não se aplica)
  • Qualidade do áudio: informação padronizada sobre a qualidade do som (se boa, regular, ruim ou inaudível)
  • Observações: informações adicionais sobre os vídeos ou sobre o preenchimento dos campos da ficha

Utilizando os recursos do Access é possível realizar buscas por todos os campos das fichas.

Como Citar

Para citar este Banco de Dados como fonte de suas consultas ou estatísticas, seguindo as normas da ABNT, indique:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Centro de Pesquisa em História Social da Cultura. Acervo MPT15. Vídeos da Biblioteca do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região - Campinas. Banco de Dados, Campinas, 2018. Disponível em https://www.cecult.ifch.unicamp.br/bases-dados/ampt/videos. Acessado em dd/mm/aaaa.

Para citar um vídeo identificado por meio da consulta ao Banco de Dados, indique o título do vídeo, o local de produção, a entidade produtora, o ano de produção. Em seguida, registre a referência do Banco de Dados, o link em que está disponível e a data de acesso.
Exemplos:
"Jornal Nacional – Lavouras de tomate". Rio de Janeiro, Rede Globo, 1997. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Centro de Pesquisa em História Social da Cultura. Acervo MPT15. Vídeos da Biblioteca do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região - Campinas. Banco de Dados, Campinas, 2018. Disponível em https://www.cecult.ifch.unicamp.br/bases-dados/ampt/videos. Acessado em dd/mm/aaaa.

Para citar um vídeo consultado na íntegra, no Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), solicite informações no Atendimento do AEL.